MIMETISMO #ADAPTAR

Ola mundo ❤ ! Tudo bem???

Lembro-me muito bem de uma aula que tive há muito tempo atrás. E uma palavra me chamou atenção na escola: MIMETISMO

Mimetismo é isso:

12761524mb
Insira uma legenda
O mimetismo é a capacidade, possuída por algumas espécies de animais, de mudar a cor ou a forma do corpo para ficar parecido com outros animais, podendo desta forma ter algum tipo de vantagem.
O mimetismo tem como um dos objetivos dar ao animal condições de proteção contra seus predadores. Mudando de cor ou de forma, os corpos destes animais ficam numa situação de difícil percepção. Alguns animais usam também esta capacidade para “enganar” suas presas, facilitando a caça.
Alguns animais mudam a forma ou a cor do corpo para parecerem mais fortes ou perigosos e, assim, causarem medo em seus predadores. Algumas espécies de cobras não venenosas, por exemplo, assumem forma, cor e comportamento de espécies venenosas para assustarem os animais que lhe oferecem perigo. É o caso, por exemplo, da cobra coral falsa. ( Fonte )

Conhece alguém assim?

Todos nós temos essa capacidade. Basta que um fato novo se apresente em nossa rotina que o mimetismo entra em ação, mesmo que não percebamos ou  mesmo que não tenhamos  prestado atenção nessa aula na escola.

Acho incrível essa capacidade de nos adaptar as circunstâncias da vida. Para uns isso é comodismo, para outros é ” deixo a vida me lavar”. Resumindo é como aquela frase famosa: (Se não pode com seu inimigo, junte-se a ele).

Voltando a frase de Fernando Pessoa, a unica coisa que não devemos nos adaptar é a infelicidade imposta por outros. E tem muita gente nessa, não só as mulheres, mas os homens também, vivendo em relacionamentos infelizes apenas pela aparência ou por medo de encarar uma vida diferente do que vem levando.

Não se acostume com o que não te faz feliz, essa é uma lição muito difícil de aprender!

Bjok TS

 

Anúncios