PRÉ-CONCEITO X PRECONCEITO

 

Muito já lutamos e muito ainda lutaremos contra o pensamento individualista e arrogante dos seres humanos, infelizmente.

O preconceito está arraigado na cultura de cada grupo seja ele qual for, herdamos dos nossos antepassados, e vai perpetuando de geração a geração como um ciclo vicioso.

PRÉ-CONCEITO é uma opinião formada sobre alguém ou alguma coisa.

PRECONCEITO é a não aceitação de alguém ou alguma coisa.

Mas costumamos unir essas duas palavras, e junto com elas só vem muita coisa ruim que não vale  pena nem citar.

O PRÉ-CONCEITO nos isola, criamos uma bolha ao nosso redor. Isso é prejudicial a nossa evolução, pois deixamos de experimentar coisas novas, fora do nosso padrão.

Se combina de ir num restaurante, ” ah eu só gosto de restaurante japonês”, “ah eu só gosto de churrascaria”.

Se combina de ir em um show, ” ah eu só gosto de samba”, ” ah eu só gosto de sertanejo”.

Vamos passar as férias na Bahia, ” ah lá só têm preto e macumbeiro”

Vamos no shopping, ” ah no shopping só tem gente rica e besta”. Vamos num boteco legal na favela, ” ah na favela só tem bandido”.

Gente chata!

A pessoas não se dispõe a conhecer algo novo, ter novas experiências, vive numa bolha literalmente, e vai tentar convencer a pessoa a mudar de opinião, dá até briga. Resultado, fica isolada ninguém convida mais pra sair.

preconceito-jpg

O PRECONCEITO nos torna carrasco, não aceitamos a diferença uns dos outros. Todo mundo tem que ser igual a mim se não essa pessoa não presta, não é de confiança, não serve pra vim na minha casa, muito menos pra ser amigo do meu filho.

Não vou nem falar de religião, pra não começar uma briga.

O maior problema é que nos achamos melhor do que todo mundo.

Tá na hora de botar o cérebro de molho no alvejante pra sair toda essa sujeira impregnada que a sociedade nos impõe.

VUMBORA SER FELIZ MINHA GENTE!

Tati Silveira

 

Sua opinião é muito importante, me escreva.

